quarta-feira, 9 de abril de 2008

E agora???

"No momento seguinte, lá entrou Alice atrás do Coelho, sem sequer pensar como é que iria sair da toca de novo.
A toca continuava reta como um túnel por um tempo e depois afundava de repente, tão de repente que Alice não teve como pensar em parar antes de começar a cair no que parecia ser um poço muito profundo.
Ou o poço era muito fundo, ou ela estava caindo muito devagar, pois teve bastante tempo para olhar ao redor enquanto caía e para se perguntar o que iria acontecer a seguir. (...)"


Estreei... ! E então, achei que estaria com a cabeça mais leve e retomei a ideia de falar de literatura no blog: comecei a escrever um texto sobre as primeiras impressões que estou tendo da leitura de “O amor nos tempos do Cólera”, do Garcia Márquez, no original (E viva a Livraria da Travessa!)... e o texto simplesmente não fluiu. Na verdade cheguei à conclusão de que vou recomeçar a ler o livro, porque minha concentração na leitura está escassa (passei um dia livre e não li uma linha a mais que ontem) e, convenhamos... Garcia Márquez tem que ser respeitado. Quando vi, o texto ja tinha mudado e eu estava escrevendo sobre outras coisas... Sobre o momento que estou vivendo e as pulguinhas que não saem de trás da mnha orelha...

E afinal... que momento tão específico é esse? A peça estreou. O trabalho é mágico! O publico está gostando muito (!!!), estou menos atribulada... Mas minha cabeça está a mil!!!

Quer dizer, para estar oficialmente desempregada, ainda faltam uns dias, porque as apresentações da formatura, pela CAL, só terminam no domingo. Então, a partir de segunda é que a coisa aperta. Aí, com a carteira de trabalho na mão, entro pras estatísticas...

Daqui pra frente... eu não tenho a menor idéia do que vai ser. Tá, a menor idéia é um pouco de exagero... é claro que durante esse tempo todo eu andei me preparando... Mas é quase como a Alice, quando cai dentro do poço... a sensação é de que atravessei a parte reta da toca e agora, de repente, começo em uma queda livre para um estágio diferente. Chegou a hora de tentar passar por portinhas minúsculas e de tentar alcançar fechaduras muito altas, de sorrir sorrisos flutuantes e chorar mares de lágrimas, de arriscar numa encruzilhada sem saber se o que me espera, de comemorar desaniversários, pintar rosas brancas de vermelho e jogar criquete com a Rainha de Copas...

Estou feliz (muito!)... estou no caminho que escolhi! Mas realmente, Alice, correr atrás do coelho branco dá muito frio na barriga!

Como conseguir ser atriz numa cidade em que todo mundo é “artista” e num país (meu país!) onde isso é cada vez mais difícil? Como entrar num mercado onde Ex-Big Brothers conseguem o registro profissional do SATED antes de atores que estão se formando? Como fazer arte no meio disso tudo? Como vender meu trabalho sem vender minha alma? Como fazer com que a minha arte tenha sentido na minha vida e na vida das pessoas, e ainda assim conseguir o pão de cada dia? E como conseguir viver de arte, sin perder la ternura jamas?

Aguardem os próximos capítulos... a vida de atriz desempregada começa agora...


--- Gostaria de agradecer as manifestações de apoio de todos, em especial da Aline, amiga querida, que não deixou de me visitar em nenhum post!

--- Douglas: Na verdade são 200 garrafas de vidro, vazias!! Rsrsrs... Quanto aos 30 kgs de uvas... esses estão lá... e sou eu que uso em cena!! Fotos depois! E obrigada pelas opiniões sobre o blog! Eu ja tinha umas idéias a respeito, mas foi depois da nossa conversa que fiz a mudança!

4 comentários:

Unknown disse...

Ô meu amor, agradecer pra quê? Vc é uma amiga querida demais, e faço questão de vir aqui prestigiar o que vc escreve, assim como a sua peça...

Posso imaginar o q esteja passando pela sua cabeça agora, e admiro a coragem para trabalhar com arte num país assim como o nosso... Acredito no seu talento, e acho q a fase de Alice desempregada não durará muito tempo... e, mesmo se assim for... estarei aqui. :)

Um bjãoo! Amo-te!

Anônimo disse...

No que depender de mim e de minha torcida alice não ficará desempregada. Minha Musa, teu talento em breve será descoberto e nós iremos tomar porres de algria pra comemorar. Amo-te

Anônimo disse...

Oi. muito legal seu blog.
Parabens!
Vc vai fazer um diario sobre o inicio da sua carreira? Seria bom.
Bj

Anônimo disse...

Aqui, andaram falando por ae que em breve o carteiro baterá na sua porta! E olha que não tem a ver com aquele carnê do Baú que você comprou, nem mesmo com a promoção do caminhão do faustão!
becitos!